Seja bem-vindo.
Sexta-feira, 24 de novembro de 2017 -

A Reserva  /  Conceito RPPN  /  Prêmios e Homenagens  /  Fauna e Flora

Osvaldo Timóteo
 /  São José da Laje  /  Mata Atlântica  /  Localização

Logomarca da RPPN Osvaldo TimóteoA Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo - localizada na Fazenda Santa Maria, próxima à área urbana de São José da Laje, em Alagoas (BR 104, Km 17) - é uma área voltada para o reflorestamento e conservação da Mata Atlântica. É destinada a amantes da ecologia, oferecendo um diferencial inédito da região com sua Mata Atlântica, corredor de bambuzais, nascentes de água potável, lagos, espaço de preservação de aves e pássaros em extinção.

Ao chegar à Reserva, o visitante é recebido de braços abertos pelo fundador e ecologista Osvaldo Timóteo e por sua família. Lá, o visitante desfruta de passeios por trilhas - incluindo três lagos e banho de bica -, mini-parque infantil, espaço polivalente para prática de esportes, centro cultural, redário entre as mangueiras e uma bela vista panorâmica. “Temos a satisfação de receber cada visitante em nossa Reserva. Procuramos fazer com que ele sinta seu espírito renovado e, claro, com a consciência voltada para a preservação do meio ambiente”, diz Osvaldo.

A Reserva é uma RPPN desde 22 de novembro de 2007, ou seja, é integrante das Reservas Particulares do Patrimônio Natural, do Brasil. [Confira, clicando aqui, sua localização por satélite]. As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) são áreas de conservação da natureza em terras privadas. Este tipo de reserva tem o objetivo de promover a educacão ambiental, atividades científicas, culturais, recreativas e de lazer. Também desenvolvem atividades econômicas que não comprometem o equilíbrio ecológico como o ecoturismo. Toda RPPN tem de ser gravada com perpetuidade. É uma exigência do Decreto no 1.922/96 e significa que a área terá de ser protegida para sempre.


A Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo está envolvida também no projeto Repartição de Benefícios da Mata Atlântica e Mercado Sustentável em Alagoas, coordenado pela Amane, com apoio do SEBRAE-AL e em parceria com o Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – IA RBMA. Neste projeto, a base física da RPPN Osvaldo Timóteo hospeda técnicos da Amane e do IA RBMA e oferece cursos de capacitação em culinária para público-alvo do projeto. A RPPN também assessora o projeto na atividade de apoio à comercialização de produtos agro-ecológicos e artesanais.

Ou seja, tudo isso traduz a responsabilidade e o valor que Osvaldo Timóteo e sua família têm ao se empenharem na conservação da natureza, além de se preocuparem com as conseqüências drásticas que os desmatamentos podem causar às futuras gerações.


Transformar a Reserva Ecológica numa RPPN significa dar os primeiros passos para envolver a sociedade civil na conservação da diversidade biológica e contribuir para a proteção de áreas significativas dos diversos biomas existentes, levando a gerações futuras os benefícios da manutenção da sua biodiversidade.

Saiba por que a vida recebeu uma segunda chance na Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo clicando aqui.