Seja bem-vindo.
Sexta-feira, 24 de novembro de 2017 -

07/09/2013 - TV Pajuçara - Programa FEITO PRA VOCÊ faz reportagem com o Ecologista Osvaldo Timoteo

04/09/2013 - RPPN-Osvaldo Timoteo e Pousada Beija Flor participam da ABAV em São Paulo

23/08/2013 - MAÇAIOK abri temporada do Turismo Pedagógico na RPPN-Osvaldo Timoteo com o Colégio COC

19/08/2013 - Ecologista Osvaldo Timóteo toma posse no Conselho da APA de Murici



05/06/2013 - Vice-presidente da APA Jacineide Maia é homenageada na entrega do Prêmio Destaque Ambiental -IMA

28/05/2013 - PAJUÇARA TURISMO LEVA ALUNOS DO COLÉGIO ANCHIETA E VIVENCIAM AÇÃOPEDAGOGICA NA RPPN OSVALDO TIMOTEO

04/05/2013 - Virgília na Serra da Barriga celebra 30 anos dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil

30/04/2013 - Prefeito Beto Baia e a Secretária de Turismo Jacineide Maia receberam o chef Guga Rocha

<< Voltar | Avançar >>



foto
01/08/2013 - São José da Laje realiza Reunião da Instância de Governança da Região dos Quilombos

Texto :GUSTAVO BALBINO

Ao primeiro dia do mês de Agosto de dois mil e treze, às 9hs, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de São José da Laje - AL, foi realizada a VI Reunião da Instância de Governança da Região dos Quilombos,onde estavam presentes: Rodrigo Valença (Prefeito de São José da Laje), Gustavo Balbino (Secretário de Comunicação, Cultura, Eventos e Turismo de São José da Laje), Melry Sherly Bezerra (Setur-AL), Karina Padilha Rebelo (Secretária de Cultura e Turismo de Viçosa), Jacineide Maia (Secretária de Turismo de União dos Palmares), Charles Almeida (Assessor Técnico da Secretaria de Turismo de Murici), Izabel Maia Gomes (Presidente da Associação dos Empreendimentos Turísticos da Região dos Quilombos), Amanda Teles Bentes (Sebrae-AL).
Inicialmente, o Secretário de Comunicação, Cultura, Eventos e Turismo de São José da Laje (Gustavo Balbino) enfatizou a importância da instância de governança da região dos quilombos relativa ao turismo, salientando que os municípios deverão caminhar juntos objetivando a regionalização do setor. Em seguida falou sobre a real situação do município, exibindo slides dos prédios históricos, ruas da cidade e outros, tais como: Igreja Matriz com uma estrutura barroca, o “castelinho” da década de vinte que resistiu às cheias de 1941, 1969 e 2010, a Casa dos Signos um lindo palacete artístico, a Rua São José que ainda conserva traços centenários, a beleza arquitetônica da Usina Serra Grande, a Reserva Ecológica que é uma área voltada para o reflorestamento e conservação da Mata Atlântica, a antiga Estação Ferroviária sendo o primeiro terminal turístico do município, as festas de Reis, São José, Carnaval, Encontro de Lajenses e, Trilha dos Jipeiros, que estão no calendário municipal como atrativos turístico.

O Prefeito de São José da Laje, Rodrigo Valença, informou que os empresários precisam caminhar em sintonina com o poder público, a fim de proporcionar um desenvolvimento na área turística do município. O prefeito ratificou interesse em destacar os produtos turísticos que o município de São José da Laje oferece .
A Secretária de Turismo de União dos Palmares, Jacineide Maia, enfatizou que a Região dos Quilombos é um destino com atrativos turísticos, contemplando a gastronomia, atividades culturais, o turismo rural, fazendo com que à Região dos Quilombos seja um destino visitado. A fala da Presidente da Associação dos Empreendimentos Turísticos da Região dos Quilombos, Izabel Maia Gomes, fez referência aos pequenos empresários de São José da Laje, fazendo com que estes regularizem sua situação profissional, saindo da informalidade.
Depois a representante do SEBRAE, Amanda Bentes, apresentou as vantagens da formalização do microempresário, promovendo o desenvolvimento sustentável. Falou sobre a Cadeia Produtiva do Turismo, com as segmentações turísticas: Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo de Aventura e Turismo Rural, enfatizando, a Lei Complementar de nº 123/2006 onde rege as receitas e o faturamento de empresas, como também o tempo de carência para utilizar benefícios sociais. Por tanto, a representante do SEBRAE explanou a importância da receptividade e vendas nas atividades que as pessoas realizam numa visita turística.
Em fim, Mell Bezerra, falou sobre o programa de municipalização e regionalização do turismo, através dos critérios de classificação turística municipal, além do material institucional e a participação da instância na ABAV 2013. O secretário de Comunicação, Cultura, Eventos e Turismo de São José da Laje, Gustavo Balbino, fez uma síntese do encontro, destacando o compromisso do Prefeito Rodrigo Valença, dos municípios representados, SEBRAE e da Setur (Mell Bezerra), para com o fortalecimento da Instância de Governança da Região dos Quilombos. Assim sendo, encerrada a reunião com um almoço oferecido pela Prefeitura Municipal de São José da Laje.

Copyright © 2009 - RPPN Osvaldo Timóteo. Desenvolvido por Biomídia