Seja bem-vindo.
Sexta-feira, 24 de novembro de 2017 -

07/09/2013 - TV Pajuçara - Programa FEITO PRA VOCÊ faz reportagem com o Ecologista Osvaldo Timoteo

04/09/2013 - RPPN-Osvaldo Timoteo e Pousada Beija Flor participam da ABAV em São Paulo

23/08/2013 - MAÇAIOK abri temporada do Turismo Pedagógico na RPPN-Osvaldo Timoteo com o Colégio COC

19/08/2013 - Ecologista Osvaldo Timóteo toma posse no Conselho da APA de Murici



19/07/2013 - São José da Laje é Homenageada pela Secretaria de Turismo de Alagoas -Setur-AL

05/06/2013 - Vice-presidente da APA Jacineide Maia é homenageada na entrega do Prêmio Destaque Ambiental -IMA

28/05/2013 - PAJUÇARA TURISMO LEVA ALUNOS DO COLÉGIO ANCHIETA E VIVENCIAM AÇÃOPEDAGOGICA NA RPPN OSVALDO TIMOTEO

04/05/2013 - Virgília na Serra da Barriga celebra 30 anos dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil

<< Voltar | Avançar >>



foto
19/08/2013 - Ecologista Osvaldo Timóteo toma posse no Conselho da APA de Murici

Conselho da Apa de Murici toma posse para o biênio 2013-2015

Por João Paulo Farias – Texto e Fotos

O município de União dos Palmares sediou na manhã desta segunda-feira, 19, a cerimônia para empossar os 42 membros do Conselho da Área de Proteção Ambiental de Murici- APA. O evento reuniu representantes de seis dos nove municípios que compõem a maior área de proteção ambiental do Estado.

Segundo o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA) em Alagoas, Adriano Augusto, é preciso um olhar dos gestores para essa Apa. “Somos muito pequenos para fiscalizar, temos que unir forças, o conselho é importante pois tem o papel de defender, denunciar e educar”, disse Augusto.

O presidente explanou a preocupação com os resíduos que poluem a Apa, principalmente no que se refere à contaminação dos lençóis freáticos: “Se continuar dessa forma, estamos à beira de uma catástrofe; o descarte inadequado dos resíduos causa muitos problemas”, destacou.

Para o secretário de Meio Ambiente de União dos Palmares, Macário Rodrigues, o conselho é um passo importante para preservação da natureza nessa região, incluindo as matas, rios e riachos. Ele lembra o trabalho de recuperação das nascentes que está sendo desenvolvido no município: “Hoje estamos recuperando junto aos produtores várias nascentes, esse é um dos nossos principais desafios”, disse.

Macário também destaca a preocupação com o aterro sanitário, já que foi feito um consórcio junto com 15 municípios, segundo o secretário, há duas áreas para serem vistoriadas e há recursos junto ao Governo do Estado e Federal para executar o projeto.

“Hoje União produz cerca de 60 toneladas de resíduos por dia, fora os entulhos e tudo isso vai para um lixão a céu aberto, que só pode existir até 2014”, enfatiza.

Representando a Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo, que fica em São José da Laje, a secretária de Turismo de União dos Palmares, Jacineide Maia, esteve acompanhada do seu pai e fundador da reserva, o ecológista Osvaldo Timóteo. Na ocasião, ela aproveitou para falar do potencial turístico ecológico que tem a região onde está a Apa: “A partir do conselho é importante amadurecer e implantamos as ideias”, disse ela.

Os conselheiros empossados para representar União dos Palmares, foram: titular, Juliana Mônica, assessora da Secretaria de Meio Ambiente e suplente, Madalena Soares, da Sala Verde Serrana dos Quilombos, Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Educação.

Por João Paulo Farias – Texto e Foto

Copyright © 2009 - RPPN Osvaldo Timóteo. Desenvolvido por Biomídia